The Playoffs – NBA: Cavaliers vencem Blazers e chegam à quarta vitória seguida

Donovan Mitchell em noite inspirada conduziu a equipe do Cleveland Cavaliers (12-6) a uma vitória sem muitos sustos contra o Portland Trail Blazers diante da sua torcida, no Rocket Mortgage FieldHouse, por 114 a 96, nesta quarta-feira (23). Essa foi a quarta vitória seguida da equipe de Ohio, que segue na briga pelas cabeças na Conferência Leste, atrás do rival de divisão Milwaukee Bucks e o Boston Celtics.
Parece que os ares de Cleveland têm feito muito bem a Donovan Mitchell, que teve mais uma noite com mais de 30 pontos. O camisa 45 anotou 34 pontos e foi o cestinha com sobras da partida.
O jovem Darius Garland também foi muito bem com um ótimo duplo-duplo, 24 pontos e 12 assistências. Jarrett Allen também registrou dígitos duplos em duas categorias, 24 pontos e 13 rebotes. Lamar Stevens fechou o jogo com 12 pontos e Evan Mobley teve discretos 10 pontos, mas contribuiu muito na defesa com 12 rebotes e três tocos.
Nos Blazers, o bósnio Jusuf Nurkic foi o cestinha da equipe com 22 pontos, seguido por 21 pontos de Jerami Grant e 20 do jovem Anfernee Simons. Damian Lillard, lesionado, segue fora de ação.
(Foto: Jason Miller/Getty Images)
O jogo
Os Trail Blazers começaram o confronto um pouco displicentes com muitos erros de passes. Darius Garland distribuindo assistência para todos os lados serviu Jarrett Allen da cabeça do garrafão para deixar os mandantes na liderança inicial, 8 a 5. Mas logo Portland deu a resposta virando com duas bolas seguidas de Jerami Grant do perímetro. Depois, ampliou na bandeja de Jusuf Nurkic forçando o primeiro tempo técnico de J.B. Bickerstaff, 15 a 10.
Donovan Mitchell voltou com tudo e anotou seis pontos seguidos com direito a bola de três mais a conversão de lance livre para dar a liderança para a equipe de Ohio mais uma vez, 17 a 15. Com a entrada das segundas unidades a partida deu uma pequena queda de rendimento, mas Portland conseguiu retomar a ponta mesmo que por uma posse nos lances livres de Josh Hart, 19 a 17.
Porém, na última volta do ponteiro no período, os Cavaliers conseguiram uma corrida de 5-0 e terminaram o quarto na ponte aérea de Allen deixando o placar em 26 a 21 para os mandantes.
Garland e Allen voltaram quentes, sendo os principais pontuadores para os Cavaliers nos primeiros minutos do segundo quarto. Combinando para 12 pontos, eles abriram uma vantagem de 16 pontos após um gancho do pivô da equipe de Ohio e uma bola de média distância do jovem armador, 38 a 24. Com isso, Chauncey Billups foi obrigado a parar a partida.
Os Blazers deram uma boa resposta com uma corrida curta de 7-0, principalmente nos cinco pontos seguidos do bósnio Jusuf Nurkic, 43 a 34. A equipe do Oregon cortou a diferença para menos de dois dígitos no gancho de Drew Eubanks com assistência de Justise Winslow, 46 a 38.
Portland voltou para o jogo nos últimos minutos na bola de Josh Hart embaixo da cesta, assim a diferença caiu para apenas três pontos, 49 a 43. Mas assim como todo o primeiro tempo, os Cavaliers com Donovan Mitchell retomaram a diferença de dois dígitos e fecharam os primeiros 24 minutos com o placar em 57 a 48.
Diferente do primeiro tempo, os Blazers voltaram do intervalo melhores e já converteram duas bolas do perímetro com Nurkic e Winslow, deixando o placar em 59 a 54. Mas o trio Garland, Mobley e, principalmente, Mitchell manteve os mandantes com uma margem segura de vantagem, 73 a 58.
Os Trail Blazers deram uma resposta rápida com uma corrida de 9-0 puxados pelo jovem Anfernee Simons, 73 a 67. Mas a reação da equipe visitante não adiantou muita coisa, porque os Cavaliers recolocaram a vantagem em duas posses nas bolas de Allen e Mitchell, que se aproximava dos 30 pontos na noite, 81 a 71. Eubanks com duas cravadas diminuiu o prejuízo para os visitantes e Garland em dois lances livres fechou a penúltima parcial com o placar em 87 a 75.
Darius Garland continuou quente e ultrapassou da casa dos 20 pontos no stepback de longa distância, alargando a vantagem para 18 pontos com um pouco mais de oito minutos por jogar no Rocket Mortgage FieldHouse, 95 a 77. Simons tentando colocar fogo no jogo anotou oito pontos seguidos para Portland, dando uma reacendida no ânimo da equipe visitante, 98 a 86. Mesmo após o tempo técnico dos Cavs, Simons continuou seu momento fantástico e fez mais cinco pontos, 100 a 91.
Cleveland segurou um pouco a reação do time do Oregon nas cravadas de Jarrett Allen e Donovan Mitchell em conexões com Darius Garland, 106 a 91. Garland serviu mais uma vez Mitchell, que matou do perímetro, forçando o pedido técnico de Billups com pouco mais de 2 minutos no relógio, 109 a 91.
Com o jogo já resolvido, J.B. Bickerstaff colocou sua segunda unidade em ação para os minutos restantes e a equipe da casa fechou a partida pelo placar de 114 a 96.
As duas franquias voltam às quadras na próxima sexta-feira (25). O Cleveland Cavaliers medirá forças no confronto divisional contra o poderoso Milwaukee Bucks no Wisconsin. Enquanto o Portland Trail Blazers continua sua viagem pela costa leste e enfrenta o New York Knicks no Madison Square Garden.